Desenvolvimento do Bebê de 15 meses

Olá Mamãe!!

Hoje vamos falar do desenvolvimento do seu bebê de 15 meses.

Vamos lá?

Desenvolvimento Motor

Nesta etapa seu bebê já se mantém de pé sem apoio por quase meia hora. Anda, para e inicia o andar novamente. Carrega seus brinquedos em suas mãos de um lado para o outro.

Agacha-se para agarrar algum objeto pequeno que está no chão e levanta-se sem necessitar de apoio dos móveis (como ele fazia antes). Anda e explora todo seu ambiente. Este é um período em que os adultos devem ficar em alerta principalmente em relação com as escadas, pois seu bebê é bastante aventureiro e não percebe esse perigo.

 

Desenvolvimento Motor Manual 

Sua coordenação motora fina está se desenvolvendo à todo vapor:

coloca objetos pequenos (agarra com a pinça) em frascos de pequena abertura. Coloca os aros em uma torre de 2 peças. Tira e coloca as tampas de panela, potes, frascos. Com o dedinho indicador toca a tecla do piano, aperta o interruptor, passa as páginas do livro, com isso pode chegar rasgar a folha, mas não fique irritada porque ele está descobrindo e explorando seu ambiente.

Se você permitir, sua criança já pode até beber no copo ou na xícara sozinho.

Desenvolvimento Social

Já escutou seu bebê imitar os sons dos animais? Se ainda não, mãos a obra!!! Brinque com ele (cante  a música do “Seu Lobato tinha um sítio” fazendo os sons dos animais: cachorro, gato, galinha). Se ele tem brinquedos de animais melhor ainda. Utilize os objetos que tenham som e explore: o telefone, a campainha, o carro, o tambor.  Na hora do banho estimule seu bebê a identificar as partes do corpo.

Mantém o interesse pelas imagens das historinhas e, depois de muito escutá-las e vê-las, reconhece algumas delas colocando seu dedo nas imagens que lhe chama a atenção.

Nesta idade, seu bebê já bebe líquidos no copo segurando com ambas as mão.

Se ele ainda não pediu pela colher, quem sabe ele começa a pedir. Não foque na sujeira que ele vai deixar, pense no importante que é para ele essa exploração. Na hora de vestir-se, seu bebê já coopera tirando e colocando os braços e pés.

 

 Desenvolvimento Cognitivo e Linguagem

Seu bebê já começa a realizar ações simbólicas espontâneas e funcionais. Você vai perceber essas ações quando ele: se penteia com o pente, ao ver uma colher ou um copo brinca de se alimentar e de beber, lança a bola de um lado para o outro, utiliza o pincel para pintar. Muitas vezes vai vê-lo imitando as ações de um adulto: limpa a boca, com um pano limpa a mesa, varre a casa.

Nesta etapa ele já começa a assinalar com o dedo o o que quer. Eles também podem “mostrar” as coisas de outra forma (por exemplo: colocando-as no colo da pessoa ou em frente aos seus olhos).  Aí está um ótimo momento para que você ensine qual o nome  dos objetos desejados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *