Desenvolvimento no primeiro mês

  • Desenvolvimento visual

Apesar de que nesses primeiros dias seu bebê passa maior parte do tempo dormindo, quando está acordado ele tem contato visual e fixação visual por alguns segundos com objetos que estão diante de seus olhos. Sua visão não é nítida, mas sim borrada, tem preferência por objetos de alto contraste (preto e branco). Tem tendência a observar unicamente os contornos dos objetos e não os detalhes.

  • Desenvolvimento auditivo

Seu bebê já reage para sons altos, se assusta com sons fortes e barulhos inesperados, se tranquiliza ao escutar sua voz.

  • Desenvolvimento motor

Neste primeiro mês, a postura de seu bebê é em flexão, ou seja, a mesma postura de quando estava na sua barriga. O rosto está para o lado (cada bebê tem um lado preferido). Os cotovelos, quadril e joelhos estão sempre flexionados. Quando puxado para sentar, as mãos estão fechadas, e a cabeça cai para trás.

  • Desenvolvimento cognitivo e linguagem

Seu bebê é capaz de mostrar as suas necessidades, comunicando-as através do choro. À medida que vai conhecendo o seu bebé, aprenderá a reconhecer o seu choro e a identificar as suas causas.

  • Desenvolvimento social

Seu bebê já tem um sorriso, mas ainda não é natural, chamamos de “Sorriso fisiológico”, quando está cômodo ou depois de haver sido alimentado. Abraços, mimos e jogos farão das rotinas diárias um momento especial para você e seu bebê.

  • Desenvolvimento da função manual

Seu bebê apresenta o reflexo de preensão palmar, ou seja, ao colocar um dedo na parte interna da mão dele, ele a fecha imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *