Benefícios da Shantala

Designed by Freepik
A massagem é uma ótima forma de aproximação entre mãe e bebê.

Olá pessoal, estive ausente por um tempo, pois estou babando um pouco meu baby! Henrique acabou de entrar no quinto mês e ainda estou por conta, ele amamenta exclusivamente em mim.  Particularmente amo muito esta etapa, pois é justamente nestes primeiros anos de vida que se estabelece o elo entre mãe e filho. Além da amamentação, segurar seu bebe no colo e dar carinho também são formas de ambos criarem intimidade.

Justamente por amar esta etapa é que escrevo sobre Shantala. A massagem é uma ótima forma de aproximação, sendo a Shantala uma técnica de massagem milenar indiana que foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher em uma calçada pública massageando seu bebê. Essa mulher chamava-se Shantala. Maravilhado com todo aquele amor, cuidado e harmonia entre a mãe e seu bebê, Leboyer capturou cada movimento. Toda essa descoberta foi relatada no lançamento do seu livro na década de 90, popularizando assim essa técnica por todo o ocidente.

A Shantala é considerada a arte de transmitir o amor através das mãos, através do toque. (BERTOLDI; CURVACHO. 2008.)

Os benefícios desta técnica são inúmeros, vou citar algumas:

  1. Oferece um desenvolvimento sensório motor, e ainda o bebê que é massageado deverá desenvolver uma excelente consciência corporal. Com isto ela contribui para um melhor funcionamento dos sistemas gastrointestinal, reduzindo assim todas as cólicas e gases, sem contar no efeito terapêutico e relaxante da massagem que deixa seu bebê muito mais tranquilo ajudando a melhorar os padrões de sono do seu bebê.
  2. A massagem no peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica, podendo ainda diminuir todas as incidências das doenças respiratórias.
  3. A própria posição em que o bebê fica de costas, estimula a coluna vertebral e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e ainda trabalha todas as articulações do bebê.
  4. Além disso, este processo ativa toda a circulação sanguínea e também linfática, procurando estimular um melhor funcionamento de todos os órgãos e ainda o fortalecimento imunológico do organismo do bebê.

A técnica pode parecer difícil, mas é bastante fácil e só seguir uma ordem. Vou deixar pra vocês um link de vídeo abaixo para que possam praticar com seus filhos, vocês não vão se arrepender, só tem a somar nos cuidados com o bebê:

“Natura® mamãe bebê™: Shantala”

 

Bibliografia:

BERTOLDI, Maria Eugênia; CURVACHO, Danielle. Shantala como facilitador de holding do laço mãe-bebê: o início do amor. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII, VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN – 978-85-87691-13-2].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *