Desenvolvimento da criança de 5 anos

Como passa o tempo!!! Sua criança já completa  5 anos! Nessa idade se nota melhor a independência adquirida por ela. Vamos conhecer um pouquinho mais dessa fase?

Desenvolvimento Motor

Aos 5 anos, as habilidades motoras da sua  criança estão aperfeiçoadas: ela já consegue pular com os dois e com um pé só, caminha sobre as pontas dos pés, domina os jogos com bola: chutando e agarrando-a. Por já ter este domínio, pode localizar em relaçãoespaciai ao espaço e aos objetos: em cima/ embaixo, frente/atrás, diagonais. Um grande passo para dizer que já tem incorporado seu esquema corporal.

 

 

Desenvolvimento Manual

Sua motricidade fina está cada vez melhor, já realiza sua pinça trípode (polegar, índice e anular) conseguindo segurar melhor o lápiz. Isso lhe permite colorir  com mais precisão dentro da linha do desenho. Com a tesoura consegue recortar em linhas retas e a algumas figuras geométricas simples.

 

Desenvolvimento Social

Nesta idade, sua criança já está mais independente: além de alimentar-se sozinha, ela já pode se servir um copo de água sem derramar o líquido, escovar os dentes e vestir-se sem ajuda. Nesta fase é possível perceber a influência do meio sociocultural, refletidas no seu comportamento  de higiene pessoal e uso de  palavras de cortesia.

 

Desenvolvimento Cognitivo e de linguagem

Se você perguntar, é possível que ela identifique todas as cores primárias. Além de nomear, ela localiza as partes de seu corpo, entende o conceito de igual/diferente, primeiro/último. Isso permite a ela classificar os objetos por sua forma e tamanhos. Quem sabe até já adquiriu a noção de tempo, ou seja, a diferença entre: ontem/hoje/amanhã, dia/noite, manhã/tarde, jovem/idoso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *