Desenvolvimento da criança de 4 anos

Uma característica importante da criança de 4 anos é seu desejo em aprender.  Está em uma fase muito gostosa que é de brincar de ser “investigador”, ou seja, de conhecer os fenômenos da natureza, de saber como funciona as coisas, de armar e desarmar tudo que lhe chama a atenção. Vamos conhecer um pouquinho mais dessa etapa.

 

Desenvolvimento Motor

A criança de 4 anos tem a locomoção bastante coordenada, possui um bom sentido de equilíbrio e controla os movimentos em um espaço reduzido. Já sobe e desce escadas com facilidade alternando os pés.  Aperfeiçoa os movimentos de pular, rodar e de ficar parada em um pé só (chega a ficar 10 segundos).

 

Desenvolvimento Manual

Nesta idade ela já desenha a figura humana. Seus traços são fortes e coordenados. Aperfeiçoa seus traços circulares, copia triângulos, faz linhas horizontais, verticais, inclinados, curvas, ondulados e até espiral.  Faz uso da cola e tesoura, recortando figuras simples, chega a armar um quebra-cabeça de 24 peças a construir torres de alturas elevadas!

 

Desenvolvimento Social

Ela tem grande satisfação em participar de conversas adultas e já pode expressar seus pensamentos de maneira clara e coerente.

 

Demonstra preferência pela roupa, comida e até amigos. Já é capaz de vestir-se sozinha e até de amarrar os cadarços de seu tênis.

 

 

 

Desenvolvimento Cognitivo e de linguagem

Ela já sabe algumas regras da gramática, como o uso correto de ele e ela. Relata contos, formula frases corretas, usa a negação. Conta uma história que aconteceu no passado. Nomeia algumas cores, números e membros da família.  Identifica algumas cores primarias. Entende alguns conceitos  importantes como: pesado/leve; dia/noite; em cima/embaixo; muito/pouco; todos/nenhum. A esses conceitos chamamos de espaço-temporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *