Desenvolvimento do Bebê de 2 anos

Que alegria, seu bebê completou 2 anos! Sabemos que para nós que somos pais os nossos filhos serão sempre o nosso bebê. Para todo o resto, inclusive a literatura, partir de agora ele já passa a ser chamado de criança!

Vamos ver o que acontece nesta etapa?

Desenvolvimento Motor

O desenvolvimento motor de sua criança está a mil!!!!

Caminha para trás intencionalmente, corre bem, pula no mesmo lugar, chuta a bola sem necessidade que lhe demonstre. Joga a bola com as duas mãos em direção a outra criança (a mais de um metro). Mantém os pés nos pedais do triciclo e pedala com autonomia, necessitando de pouquíssima ajuda.

Imagem relacionada

 

Desenvolvimento Motor Manual

Uma criança de dois anos ainda não copia um círculo, mas algumas nessa idade já começam a copiar uma linha, fazer rabiscos, imitar um traço na horizontal ou vertical. Já constrói uma torre de até 6-8 cubos (vertical). Começa a passar as páginas de um livro ou revista uma a uma.

Suas portas estão sempre trancadas? Se não estão, cuidado porque sua criança  já começa a girar a maçaneta das portas abrindo e fechando, ou seja, se ela conseguir abri-la vai entrar sem pedir licença 🙂

 

Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem

Sua criança ja compreende ordem simples e pode ter um vocabulário de 50 até 150 palavras. Ele já pode formar frases com duas ou três palavras.

Identifica partes do corpo, pessoas, brinquedos e alguns utensílios domésticos. Reconhece sons familiares, tais como: telefone, campainha, carro… Segue instruções quando são 2 conceitos verbais:  “Coloque o brinquedo na caixa”.  Identifica a maioria dos objetos em imagem. Utiliza seu nome quando fala de si mesma ou de um brinquedo seu.

Se você ensinar a criança, ela já pode colaborar na organização do quarto guardando seus brinquedos.

Tem autonomia no uso do copo, colher e garfo. Permita que sua criança lave e seque a próprias mãos com independência. Se ela ainda não faz sozinha, ensine-a, ela realizará esta ação em alguns dias com total autonomia.

E como está o desenvolvimento do seu filho de 2 anos? Está deixando a casa de ponta cabeça?  Escreva aqui nos comentarios 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *