Desenvolvimento do bebê com 18 meses

Hoje vamos falar do bebê de 18 meses. Vamos lá?

Desenvolvimento Motor

Aos 18 meses seu bebê consegue andar dando vários passos para trás.  Quando encontra algum brinquedo de seu interesse no chão, se agacha e brinca nesta mesma posição (cócoras).

Nesta etapa, já inicia o “trote”, ou seja, começa a querer correr com as pernas separadas. Seu bebê já quer brincar de saci-pererê, apoiando em algum móvel, e também já começa a ficar parado somente sobre um pé.

Vamos brincar de bola?

Quando ele estiver de pé, entregue a bola para que ele agarre com ambas as mãos e jogue para frente. Deixe a bola no chão e chute, seu bebê já começa a chutar por imitação.

Resultado de imagem para correndo 18 meses bebe

Desenvolvimento Motor Manual

Constrói uma torre com 3 ou 4 cubos.  Passa as páginas de um livro ou de uma revista simplesmente para explorar esse movimento.

Você percebeu que seu bebê explora toda a sua casa? Abre gavetas, portas de armários, explorando suas panelas e vasilhas. Portanto muito cuidado com os produtos de limpeza porque o pequeno explorador pode ter a curiosidade de saber o que tem dentro. Se você não colocou proteção nas portas dos armários, sua atenção deve ser dobrada.

 

Desenvolvimento Social

A curiosidade está a todo vapor. Tudo lhe interessa, quer tocar em tudo, escutar. Também desfruta do jogo no chão,  por isso é um ótimo momento de envolver e relacionar  com outros amiguinhos de sua idade.

Resultado de imagem para jugando juntos 18 meses

Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem

Nesta fase, seu bebê utiliza o sim e não com sentido (verbal ou gestual).  Aponta algumas partes do seu corpo, identifica algumas pessoas e brinquedos. Imita o adulto em ações familiares: faz de conta que lê um livro, limpa, varre.

Se lhe perguntam por sua idade, responde com seu dedinho que tem um aninho.

Para comer comida sólidas, já pode começar a oferecer a colher própria para a idade (existem mamães que seguem  o modelo BLW -Baby Led Weanning – e que não oferecem a colher até que o bebê demonstre interesse em usá-la, que pode ser antes ou depois de 18 meses).

A Colher de Silicone Soft Baby é macia e perfeita para a introdução de alimentos sólidos para seu bebê.(disponível em duas cores: azul e rosa)

Realiza os sons onomatopeicos como : auau, tatá, Brum. Identifica sons de todas as direções.  Tenta montar frases, apesar de suas poucas palavras, utilizando também os gestos. Pede o que deseja apontando com o dedo ou tentando falar o nome do objeto. Portanto deixa que ele expresse seu desejo no seu tempo, não apresse tentando adivinhar o que ele quer. Tenha paciência para ouvi-lo,  mesmo que ele esteja muito ansioso e as palavras se atropelem. Não termine as suas palavras ou frases. Transmita-lhe que quer muito ouvi-lo e que está disposta a esperar para perceber o que ele tem para dizer.

Resultado de imagem para con la mama dialogando 18 meses bebe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *