Alimentos in Natura, processados ou ultraprocessados… você sabe a diferença?

Você sabe qual a diferença dos alimentos in natura, processados ou ultraprocessados?

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 2014, os alimentos são definidos da seguinte maneira:

In Natura:

Alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais que não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Exemplos: Legumes, verduras, frutas, ovos e leite que não tenham sofrido nenhum processo.

Minimamente processado:

São alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveisou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam adição de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. Exemplos: arroz branco, integral ou parbolizados a granel ou embalados; frutas secas, suco de frutas ou suco de frutas pasteurizados sem adição de açúcar ou outras substâncias; castanhas, nozes e outras oleaginosas sem adição de sal ou açúcar; farinhas de mandioca, milho ou de trigo; carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados; leite pasteurizado, ultrapasteurizado (‘longa vida’) ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar); entre outros.

Processados:

Fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná- los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Exemplo: Cenoura, ervilha preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extrato ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar); frutas em calda e frutas cristalizadas; carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados; queijos; e pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal.

Ultraprocessados:

São produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, gorduras e outras substâncias de uso exclusivo da indústria . Exemplos: Refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, enlatados e embutidos.

Alimentos ultraprocessados

Evite esses alimentos, devido a seus ingredientes, alimentos ULTRAPROCESSADOS, são nutricionalmente DESBALANCEADOS.

Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação!!

Publicado na Página da NutriAna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *