Brinquedos e brincadeiras para bebês de 18 meses

 

Olá famílias!

Esta semana vamos sugerir atividades para os bebês que estão na fase de 18 meses. Claro que se pode continuar com as brincadeiras que fazíamos quando eles estavam com 15 meses. A ideia é somar mais e mais e ampliar o repertório e o leque de possibilidades. Lembrando que nesta idade os bebês não interessam-se muito pelas brincadeiras estruturadas. Portanto não exija tanto deles. Deixe os brinquedos na sua frente para que ele escolha e brinque naturalmente.

O objetivo deste post, é apenas, sugerir algumas brincadeiras e permitir maior interação entre os adultos e os bebês.

Então, mãos à obra!!!

  • As bolinhas de sabão são uma ótima sugestão para os dias de verão. O bebê vai adorar ir atrás das bolinhas. Se você não vive em uma casa com pátio, como eu que vivo em um apartamento, não faça disso um problema. Pode brincar durante o banho ou até mesmo na sala (dica: deixe um pano para depois secar o piso…rs). Importante:  como nossos bebês tem a pele bastante sensível, tenho uma receita muito especial para fazer um sabão que não irritará a sua pele.  Aqui vai:  

1/4 copo de shampoo para bebês (que não arda os olhos)
3/4 copo d`água
2 colheres de maisena (amido de milho)
1 colher de pó royal (fermento químico)
1 colher de glicerina (pode substituir por 2 colheres de açúcar)

  • Outra brincadeira de verão: coloque figuras em E.V.A. (letras, animais, bonecos, casa, árvore) em um balde com água e os coloque em um espelho, ou uma outra superfície lisa que estejam na posição vertical (particularmente gosto mais do espelho, porque o bebê se vê, “conversa” com ele mesmo, ri, faz careta). Pode associar contando uma história, ou se você não gosta muito de inventar contos, somente nomeie as figuras e a sua cor (lógico que colocando vida enquanto você nomeie: “Olha o gato amarelo que lindo. Miau, miau”);
  • As revistas podem ser aliadas neste processo. Junto com o bebê, escolha imagens que lhe interesse. Recorte e com um fita coloque em um lugar visível (vai depender onde vocês estejam brincando: se é no quarto pode ser no berço, guarda roupa. Se é na sala pode ser na cadeira, no sofá…). Depois deixe que ele tente tirar as figuras. É uma ótima brincadeira para a coordenação motora fina. Lembre-se sempre de nomear o que se vê na imagem recortada.
  • Os stickers também fazem o mesmo efeito da revista. Se você quiser incrementar, em uma folha branca desenhe uma casa (o que você vai desenhar vai depender  da figura) e peça que ele coloque os pessoas dentro da casa.(Se são frutas , desenhe uma árvore…).
  • Obstáculos suspensos: estique o durex , deixando a parte que cola para baixo, sobre uma altura em que o bebê consiga caminhar por debaixo (passei o durex no varal de chão). Encha  bolas de bexigas, fios, lãs (o que tenha em casa) e pegue no durex. Agora é só incentivar-lo que passe pelos obstáculos. Com certeza ele vai querer pegar as bexigas, tirar as lãs. Não existe regras, o que vale é permitir que ele explore seu caminho 🙂

 

  • Cantar e cantar: a maioria dos bebês adoram a música e a possibilidade de tirar som de qualquer objeto. Tudo pode se transformar em música. E nós adultos não precisamos ser formados nisso, a intenção é propiciar um momento prazeroso com instrumentos que temos em casa. Se possível faça um cantinho da música com seu pequeno. Pode ser no quarto, na sala, na cozinha, onde vocês se sintam mais cômodos. E neste cantinho, coloque todo seus instrumentos: chocalho, pianinho, flauta, tambor, reco-reco, metalofone, etc. Quando ele tiver vontade, vai sozinho  até seu cantinho de música e desfrutar de um som feito por ele ( Olha a autonomia se desenvolvendo : )
  • Pintura! O melhor da festa! Para que ele não saia pintando as paredes, cole em alguma parede (sempre nesta parede) papéis em branco e pinte junto com ele. O melhor a oferecer é giz de cera mais grosso. Faça o sol, lua, estrela, montanha, árvores, animais, enfim, tudo o que seu lado artístico te permite! (Se querem a receita da pintura comestível, clique no post “Brinquedos e brincadeiras para bebês de 15 meses“;
  • -Pintura na hora do banho
    Já que estamos falando de pintura, você já pensou em sujar na hora do banho? Pode parecer contraditório mas é uma excelente idéia para os pequenos que não gostam muito deste momento. Para isso necessitamos de uma tinta de banho especial que é super fácil de fazer. Você vai precisar:
    -250 ml de sabonete líquido ( aquele que não arde os olhos)
    -3 colheres de maizena (amido de milho)
    -Corante alimenticio (cores variadas)
    Em uma tigela misture o sabonete e a maizena. Coloque em diferentes frascos com tampa. Em cada frasco pingue gotinhas do corante mexendo com uma colher.  Pronto, já temos a  pintura preparada para brincar!!!
  • Nesta idade, os bebês adoram chutar a bola. Pode ser colorida, brilhante, com barulho. O legal é deixar livre para que eles chutem, corram, joguem com as mãos (sei que adoramos futebol, mas pegar com as mãos não é falta 😉 e vibrem com o gol. A motivação vai depender de você e de seu entusiasmo.

E vocês, tem alguma sugestão de brincadeiras que tenham feito com seu bebê e foi super divertido? Se sim, escreva nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.