Mais um ano letivo inicia-se. É um misto de emoções para toda a família. Surgem dúvidas de como será o período de adaptação na escola, o comportamento da criança, dos pais, dos colegas e com a professora.
Este período gera um desconforto nos pais pela vinda da criança para a escola, seja na primeira vez ou em uma mudança (de cidade, de escola). Afinal é neste lugar em que os pais irão deixar nas mãos dos educadores o seu “tesouro”. Dessa forma, é necessário que a família esteja segura com a escolha da escola adequada para receber seu filho esteja preparada para participar desta nova fase. Confiança é a palavra-chave.
A adaptação é um processo gradativo para criança, pais e professora.
A criança precisa do conforto da mãe na escola nos primeiros momentos, da “naninha” ou de seus brinquedos favoritos, para depois aos poucos interagir com a professora, com o ambiente e colegas.
Posteriormente, ainda de forma individualizada para os bebês, inicia-se o processo de aprendizagem por meio das rotinas e atividades adequadas à cada faixa etária da criança. Cabe ao educador apresentar a criança esse lugar encantador, de cuidados, afetivo, de brincadeiras e muita aprendizagem.
O resultado do processo de adaptação reflete-se em casa: uma criança tranquila e feliz, comendo e dormindo bem.
A relação família-escola é extremamente importante nesta fase da criança porque ela está em formação, com alta capacidade de extrair aprendizagem de tudo do ambiente que a rodeia. A troca de informações entre os pais e educadores irá proporcionar uma aprendizagem mais significativa.
É na primeira infância onde se forma o referencial da vida adulta, sendo um dos pilares para essa formação: o pai, a mãe e a escola.