É hora de voltar à escola! A Tia Gra vai falar sobre aprendizagem, alfabetização e socialização na escola.

Olá! Meu nome é Graciane, a Tia Gra como sou conhecida na escola. Não escolhi minha profissão. Ela me escolheu. Com apenas 12 anos uma vizinha me pediu para ajudar o seu filho com as atividades da escola, pois ele precisava de apoio na alfabetização.

Trabalhei como babá dos 14 aos 18 anos, idade em que me casei e tive meu primeiro filho. Ser mãe de vários filhos sempre foi um grande desejo e por isso planejei iniciar minha família mais cedo e assim poder participar por mais tempo na vida deles. Aos 20 anos voltei a estudar no Curso de Magistério. O curso realizado permitiu aprimorar a minha prática educativa como mãe e educadora, porque fiquei um período da minha vida me dedicando, em tempo integral, a maior Escola de Desenvolvimento Humano: Minha família.

Já tinha o segundo e o terceiro filho quando iniciei o curso Técnico em Informática e em seguida o curso Normal Superior, o qual me proporcionou realizar estágios em várias escolas da rede pública e particular. Nesses estágios atuei auxiliando em projetos de apoio aos alunos com dificuldades. Foram muito gratificantes e contribuíram para o desenvolvimento de muitas crianças.

Trabalho no Colégio Tecnológico Delfim Moreira, há mais 13 anos, com alunos de Educação Infantil, Fundamental I e Período Integral. O Colégio Tecnológico me possibilitou participar de cursos do Sistema Positivo de Ensino. Dentre eles, destaco: Educação Inclusiva para pessoas com Autismo (da Inspirados pelo Autismo, São Paulo), Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula – O Desenho como Espaço de Produção Cultural das Crianças: experimentação, interação e comunicação (Universidade Positivo, Curitiba), Educação Especial: com ênfase em deficiência mental (FAI, Santa Rita do Sapucaí), Alfabetização (Fundação Aprender, Varginha), Psicomotricidade (APAE, Santa Rita do Sapucaí).

A constante busca de conhecimento é justificada pelas dificuldades enfrentadas pelos alunos. Cada nova turma possui necessidades específicas, e que gera a oportunidade e a possibilidade de modificar a prática de acordo com tais necessidades e assim reformular o currículo de acordo com cada turma. Desta forma a educação se torna mais consciente, crítica e reflexiva, respeitando a diversidade.

A parceria com pais e colegas de trabalho soma a vontade de ensinar e aprender.

Minha filosofia de vida é baseada nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, conviver e ser. Sou apaixonada pelo meu trabalho!

A Tia Gra é professora formada na Escola Estadual Américo Dias Pereira de Três Corações no Curso de Magistério, Técnica em Informática pelo Colégio Tecnológico Delfim Moreira e graduada e pós-graduada (Supervisão e Docência Superior) pela FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação em Santa Rita do Sapucaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *