Como surgiu o Dia das Crianças?

Texto originalmente publicado no site Guia Infantil (https://br.guiainfantil.com/materias/celebracoes/aniversario/dia-das-criancas-12-de-outubro/ ).

No dia 12 de Outubro comemora-se o Dia das Crianças no Brasil. Por que foi criado este dia? Bem, a celebração deste dia foi ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho que, pela década dos 90, expressou a necessidade de se fazer uma homenagem a todas as crianças.

A ideia amadureceu e os deputados a aprovaram. Assim que o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nª 4867, de 5 de novembro de 1924.

Como surgiu o dia das crianças

Embora já existisse um decreto que estabelecesse a celebração, só foi no ano de 1960 que uma empresa fabricante de brinquedos se juntou com uma empresa de cosméticos para bebês e reviveu a homenagem. A partir de então, todos os dias 12 de outubro elas começaram a promover os seus produtos para crianças, aumentando as suas vendas. Com o tempo, outras empresas se somaram à celebração.

O dia das crianças em outros países

O dia das crianças é comemorado em diferentes datas em outros países. Em Portugal, por exemplo, também em Moçambique, se celebra no dia 1º de junho. Na Índia, em 15 de novembro; na China e no Japão se comemora no dia 5 de maio, e assim por diante. A maioria dos países comemoram do dia da criança em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois é quando se comemora a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança. Esta Convenção e Declaração defende que toda a criança deve ter proteção e cuidados básicos antes e depois do nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *