Alimentos que melhoram a imunidade durante o inverno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá mamães!!!!!

Lá vem o inverno e com ele aquela vontade de ficar debaixo das cobertas agarrada nos nossos pequenos não é mesmo?!

A vida segue, precisamos sair de casa para trabalhar, passear, eles precisam ir para escola, creche, mas junto dessa estação começam aparecer de forma mais recorrente os sintomas de gripe, resfriados e outras doenças respiratórias, a cena mais comum é a criançada com o nariz escorrendo e com aquela tosse seca que parece não ter fim.

Isso acontece devido à baixa umidade e resfriamento do ar, aumento da poluição, mudanças bruscas de temperatura e também devido a nossa maior permanência em ambientes fechados e com ventilação reduzida (atire a primeira pedra quem nunca xingou aquela pessoa que entra ligando o ventilador ou ar condicionado quando estamos no frio..rs) tudo contribuindo para queda da nossa imunidade que também acontece pela mudança do hábito alimentar, com consumo aumentado de alimentos ricos em gorduras e açúcar (chocolates, preparações como caldos e cozidos com carnes gordurosas e embutidos, etc..).

Mas o que é imunidade?

Nada mais do que o sistema de defesa do nosso corpo contra as doenças, assim quando ocorre uma queda na nossa imunidade ficamos predispostos ao ataque de vírus e bactérias que podem provocar todas essas doenças chatas.

Manter uma alimentação saudável e balanceada ajuda a fortalecer a imunidade dos nossos pequenos (e também a nossa, então tratem de seguir todas essas dicas…), o consumo de frutas, legumes e verduras, fontes naturais de vitaminas, minerais e compostos bioativos, é fundamental para a manutenção da saúde.

Aproveite a estação, valorize os produtos da sua região e varie o tipo de frutas, legumes e verduras consumidos na semana.

Preparei uma lista com os principais alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade com dicas de como podem ser inseridos no dia a dia:

Frutas Cí­tricas: acerola, laranja, tangerina, maracujá¡, morango, kiwi, goiaba, abacaxi, caju e limão. Ricas em Ácido ascórbico (Vitamina C), anti-oxidantes e fibras. Aproveite a safra do perí­odo e ofereça diariamente as frutas inteiras ou em forma de suco, lembrando que suco de frutas não é recomendado para os menores de 1 ano de idade e para os maiores deve ser oferecido com cautela. Essas frutas são ótimas opções para lancheiras use a criatividade para um lanche mais colorido e nutritivo. Costumo preparar polpas congeladas (É super simples e facilita muito o dia, escolha uma ou mais frutas, bata no liquidificador com pouca Água, coloque em formas de gelo ou em copinhos de café, leve ao freezer e deixe congelar, 2 ou 3 cubos são suficientes para uma garrafinha), assim é só colocar depois de prontas na garrafinha térmica com água mineral ou água de coco, que até a hora de consumir irá derreter e se misturar ao lí­quido formando um suco fresquinho.

Vegetais Verde-Escuro: brócolis, couve manteiga, rúcula, espinafre, escarola, mostarda, agrião. São fontes importantes de ácido fólico que ajuda na formação dos glóbulos brancos, que atuam na defesa do nosso corpo. Os “verdinhos” geralmente são os mais rejeitados pelos pequenos, uma dica é despertar a curiosidade deles, dependendo da idade da criança peça a ajuda dela na hora de escolher os vegetais no mercado e na hora de preparar os alimentos. Enriquecer o arroz com brócolis, omeletes, tortas e panquecas com espinafre são algumas formas de oferecer esses alimentos no dia a dia. Em casa sempre coloco algumas folhas de couve no suco de laranja, conhecido como “Suco do Hulk” é muito amado por aqui.

Vegetais Amarelos-Alaranjados: cenoura, abóbora, mandioquinha, tomate, mamão, pêssego, damasco, manga. Ricos em carotenoides, precursores vegetais da vitamina A, uma das vitaminas mais importantes com inúmeras funções no organismo, uma delas fortalecer o sistema imunológico. São vários alimentos e várias formas de preparo, desde bolo até preparações como sopas, purês e molhos.

Batata Yacon: Esse tipo de batata que parece mais uma fruta, pois tem uma consistência macia e um sabor adocicado é fonte de um tipo de carboidrato chamado frutooligossacarídeos (FOS), importante para saúde intestinal, e consequentemente, para fortalecer nossa imunidade. Pode ser oferecida de diversas formas, assada cortada em rodelas ou inteira com azeite e ervas, na forma de purê ou misturada em sucos, vitaminas ou sopas (vou deixar algumas receitinhas no final para vocês…).

Inhame: Muito utilizado na culinária brasileira, esse tubérculo além de baixo í­ndice glicêmico, auxilia na manutenção da saúde intestinal e é fonte de vitamina A, essencial para fortalecer o sistema imunológico. Purê de inhame, salada de inhame (rale e tempere com sal marinho e limão, fica uma delicia!!), leite e chips de inhame são algumas formas de inserir esse alimento super nutritivo no cardápio diário.

Lembre-se, sempre que possível, consuma frutas, legumes e verduras com casca e ao cozinhar, faça-o no menor tempo possível com pouca quantidade de água, aproveitando assim ao máximo as vitaminas e minerais presentes nesses alimentos.

Receitinhas para fazer em casa:

Suco Verde com Batata Yacon

Ingredientes:

  • 1 folha de couve (ou outra folha verde escura)
  • suco de 1 laranja
  • ½ maçã
  • 1 colher de sopa de batata Yacon

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador com água. Sirva em seguida.

Chips de Inhame

Ingredientes:

  • Inhame e Azeite

Modo de Preparo:

Corte o inhame em fatias bem finas, deixe-as de molho em água por mais ou menos 30 minutos. Tire a baba do inhame e troque a água nos primeiros 15 minutos. Seque bem as fatias com papel toalha. Coloque em uma assadeira untada ou anti-aderente, regue com azeite e leve ao forno em fogo baixo até ficar dourado e crocante.

Cookie de Abóbora

Ingredientes:

  • 1 xicara de chá de farinha de trigo branca
  • ½ xicara de chá de farinha de trigo integral
  • 1 xicara de chá de abóbora cozida e amassada
  • 1 xicara de chá de açúcar
  • 150 gramas de manteiga
  • 1 ovo

Modo de preparo:

Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até obter um creme. Junte o ovo e a abóbora e misture bem. Peneire as farinhas e adicione a mistura. Coloque a massa em um saco de confeiteiro e distribua na forma. Asse em forno pré-aquecido por 15 minutos.

Gostaram?? Em breve volto com mais dicas!!

Caso tenha dúvidas, deixo um comentário!!

Beijinhos

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. . Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, . – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 210 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.