Brinquedos e brincadeiras para crianças de 4 anos

Olá família!!!

   Preparada para jogar? Esta fase é super divertida, porque a criança está no seu auge da curiosidade, de buscar como funciona tudo o que lhe chama a atenção. Estão na famosa fase do “Por quê??”. Elas passam a perceber os fatos ao seu redor dando maior ênfase a como tudo acontece, por isso, tanto curiosidade. Vamos ajudá-la na busca da compreensão do mundo? Isso a levará a fazer novas descobertas, estimulando sua percepção para o aprender. Eis que deixo algumas brincadeiras para fazer junto com elas. Vamos lá?

Colagem
Vamos fazer um mural com objetos variados? Se conseguimos objetos da natureza melhor ainda. Pode ser conchinha, pedrinha, flores secas, pinha, folhas, galhos, terra, areia, enfim o que lhe chama a atenção. Com todo este material, juntos, colem em uma cartolina ou em um quadro feito com caixa de papelão (que é mais firme).  Pode ser com figuras de revistas, deixe que a criança escolha e recorte (com tesoura sem ponta) a imagem que lhe chama a atenção. depois é só colar. Dê espaço, e tempo, para que sua imaginação flua.

Pintar Pedras
Não poderia deixar de lado a pintura! Que tal pintar algo?

Pintar é uma maneira divertida de preservar a pedra trazida de uma viagem,  ou aquela que temos no fundo de casa, além de ser um momento fantástico e criativo. Como sempre escrevo, não é preciso de aulas nem de talento artístico para gostar dessa atividade. É só encontrar uma pedra, pintá-la e brincar!Vamos precisar:

  • de uma pedra que os papais devem lavar antes.
  • tinta acrílica, lápis (se quer fazer um desenho na pedra antes de passar a tinta),
  • pincel de ponta fina. Se não tiver tinta pode ser com canetinha de cores fortes.
  • Depois de pintar a pedra, deixe-a secando e já está pronta a arte!

Pintura com bolinhas de sabão

No requisito pintura vamos encontrar um mundo de possibilidades (ainda vou fazer um post com dicas somente de pinturas). Pintar com bolinhas de sabão é super fácil e dá um resultado bastante original e divertido. Vamos precisar:

  • água com sabão líquido (ou com detergente),
  • corante alimentício (pode ser colorau para o vermelho, açafrão para o amarelo)
  • papel
  • canudinho.
    Coloque em distintos potes a água com sabão. Coloque o corantes escolhidos em cada pote. Lembre-se que é pintura com bolinhas que se vão com o vento, ou seja, para fazer esta atividade escolha  um lugar, de preferência aberto, que não vai manchar as paredes ou os móveis. Para fazer a pintura, escolha a cor e sopre com o canudinho sobre o papel.  A disfrutar desta atividade colorida!!!

Inventar uma história

É mais divertido se todos da familia jogam. Alguém começa a contar uma história (pode ser o que a imaginação permitir) e o restante, cada um a sua vez, continua com a frase anterior. Se você puder gravar é melhor ainda. Depois mostre o resultado final, verão que criativos vocês foram.

Em que animal estou pensando?
A criança escolhe um animal, sem dizer a ninguém, e o imita na frente de todos (pode ser com gestos, mímicas, expressão corporal).  O restante terá que adivinhar que animal é este. Só não pode falar, mas pode gesticular e fazer os sons dos animais.

Boliche
Pode ser feito com garrafas caseiras ou compradas, como queira. As crianças adoram e elas desenvolvem sua coordenação colocando os pinos em pé e mirando a bola. Sugestões:  as garrafas podem ser decoradas por vocês com o que tenha em casa: colar stickers, pintar, escrever os números, as letras com canetinha, se o boliche é caseiro, encher a garrafa com água colorida, gliter, sabão em pó (para dar efeito de bolinha de sabão).

 Canções 

Nesta idade, elas adoram músicas, principalmente as que rimam e são repetitivas. Lembram das que cantávamos, ou escutávamos, quando éramos crianças? É hora de resgatar as cantigas de roda e deixar a recordação aparecer. (Deixo este link de um lindo CD de cantigas de rodas bem brasileiro:

https://www.youtube.com/watch?v=BqkFoQvuqEI )

Circuito
Este é ótimo para aquelas crianças que tem muita energia (ou seja, para quase todas). Com os móveis e objetos que tenha em casa, faça um circuito com inicio, muitas barreiras (para que ela salte, ande, role, desvie) no meio do caminho e fim. No final coloque uma surpresa (uma fruta, um bolo, um brinquedo, algo que as incentive). Se você é do tipo que gosta de contar histórias, crie uma (que estão na selva e tem que passar por inúmeros perigos para encontrar o tesouro).

 

E aí familia? Tem alguma outra brincadeira que vocês fizeram e foi super divertida? Escreva aqui no comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.