-Brinquedos e brincadeiras para crianças de 5 anos

O jogo constitui um aspecto fundamental na vida da criança. Através do jogo ele expressa o que pensa, quer, necessita, e sente em relação com o mundo que o rodeia. Para que o jogo seja um verdadeiro elemento de estimulação e não somente um passatempo, é preciso conhecer que habilidades são susceptibles de desenvolvimento em cada momento evolutivo da criança. As atividades que proponho hoje , podem ser uma idéia para os pequenos de 5 anos, pensando que nesta idade eles estão no auge de sua fantasia e capacidade de imaginação. Por isso, convêm que sejam eles os que escolham o que querem jogar. Não é que a participação dos pais e adultos deixam de existir, nossas crianças ainda necessitam de regras básicas do jogo para ajudar-lhes a direcionar esta capacidade que estão desenvolvendo, a fantasia.

Então vamos lá?

Maquiagem a cegas

Esta brincadeira é para fazer a dois (ou mais). Coloque diferentes cosméticos que sejam fáceis de lavar (batom, pó, sombra) em uma bandeja. Com um lenço tampe os olhos de um dos participantes. O outro (provavelmente você) será maquiado pela criança que está com os olhos fechados/vendados. Depois mudam os papéis. Podem combinar de fazer a maquiagem de um palhaço, dama, animal, personagem de desenho animado, enfim, o que vocês combinarem.

Concurso de fantasias com papel higiênico

Explica que cada um deve fazer sua fantasia com os dois únicos materiais : papel higiênico e durex. Depois de confeccionado, cada um deve fazer um ato teatral (cantar, declarar uma poesia, dançar) com o personagem.

 

Cozinhar juntos

Uma das atividades que super recomendo é cozinhar em família. Vale brincar de Master chef, fazer concursos entre os filhos, primos e amigos. Na internet existem muitas receitas fáceis e saudáveis de fazer. Disponibilize os materiais e mãos a obra!!! Aqui todos saem ganhando, ou melhor, comendo 🙂

Pisa na bexiga

Para esta brincadeira necessitará de bolas de bexiga e fita/barbante. Encha as  bolas de bexiga, e com o barbante prenda um no tornozelo de cada criança e no seu (claro que você também brincará).  A brincadeira consiste em tentar pisar na bola de bexiga do outro e proteger sua própria bola de bexiga.

 

Debaixo da cordinha

Este dança é muito simples, somente necessita de uma corda/cabo de vassoura e muita disposição. Vocês devem dobrar o corpo o máximo possível  para passar abaixo do cabo de vassoura (pode deixar-la apoiada em duas cadeiras). Para esta brincadeira vocês terão que rebolar muito corporalmente.

 

De que sabor e?

Parte 1

Coloque vários copos em uma mesa. Encha com diferentes líquidos (suco de laranja, batida de morango, água, leite, achocolatado, suco de limão) e adicione a cada copo umas gotas de corante alimentício de diferentes cores, de tal modo que o liquido esteja com uma cor diferente do seu aspecto original. A criança terá que provar cada bebida, descrever o sabor (doce, ácido, quente, frio, amargo, se gosta ou não) e nomear que líquido é. Além de desenvolver e aumentar seu vocabulário lhe permitirá definir inúmeras sensações.

Parte 2

Coloque vários pratos sobre a mesa. Em cada prato coloque alimentos que ele goste (queijo, presunto, bolacha, biscoito, chocolate, maçã, banana). Com um lenço tampe seus olhos e lhe ofereça algum dos alimentos em uma colher. Peça que descreva se é doce, salgado, amargo, ácido, picante.

 

Lembre-se que brincar em família ajuda a construir uma relação familiar sólida e duradoura. O jogo entre pais e filhos, entre irmãos, entre avós e netos, tios e sobrinhos, ajuda a fortalecer a cumplicidade entre os membros da família, abre canais de comunicação, permite estreitar e expressar afetos de forma natural e espontânea. Certamente depois de muitos anos lembrarão com muito afeto deste momento divertido  que passaram juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *