Brinquedos e brincadeiras para crianças de 3 anos

Nesta idade a criança já está melhorando, e muito, suas habilidades motoras. E o melhor, ela a compreende muito mais o que está experimentando. Então temos muito a explorar.

Vamos lá?

Segue o mestre

Já percebeu que seus filhos imitam todo o que você faz? Eles querem limpar se você limpa, usar tua roupa, provar seu sapato, varrer a casa… pouco a pouco vão aprendendo com os que estão ao seu redor, principalmente com os pais. Nesta brincadeira eles tem que imitar o que você faz: andar, dançar, pular, caretas. Depois inverte, você os imita.

-Baú de fantasias:
Esta brincadeira pode ser usada em junto com a anterior. As fantasias estimulam muito a imaginação. Tenha um baú/cantinho/gaveta de fantasias: com óculos, gravata, tiaras, capa de super herói, chapéu, etc.  Conte histórias criando os personagem de acordo com as fantasias disponíveis. Vocês podem fazer um desfile descrevendo as fantasias escolhidas.

-Massinha de modelar

Esta é uma brincadeira super gostosa, porque se pode fazer a massa junto com a criança (se preferir também pode comprar-la ) Te passo uma receita super facil de fazer.  Vamos precisar de:

2 copo de farinha
1/2 copo de sal fina
1  copo de agua
1 colher de oleo
Corantes alimenticios (para a cor vermelha se pode usar o coloral)
Purpurina alimentaria (opcional)
Coloque os ingredientes em uma vasilha, misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Mexa até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água. Por último acrescente o corante na quantidade de massinha que deseja. E já está pronto
Neste site vocês encontrarão um montão de vídeos bacanas ensinando a fazer diversas  figuras utilizando a massinha. http://childtopia.com/index.php?module=home&func=plastilina&newlang=spa

-Saquinhos com gel
Aqui vamos utilizar aqueles saquinhos de plastico com zip. Com uma canetinha faça 2 circulos grandes em cada metade do saquinho. Dentro do saquinho coloque álcool em gel, ou gel de cabelo, e botões de 2 cores diferentes. Feche o saquinho (se quiser feche com durex para garantir que não vaze o álcool). Agora juntos, separem as cores colocando os botoes dentro dos circulos. Este é somente um exemplo, os desenhos a serem feitos nos saquinhos podem ser os mais variados, vai depender de sua criatividade. Se quiser pode colocar gliter,  corante nos saquinhos para deixar o gel colorido.

-Guerra de almofadas
É uma ótima maneira de iniciar o fim de semana, com uma inofensiva guerra de almofada em família.  Necessita de pouca coisa: almofadas e muita dose de animação.

-Cozinhando em familia
A idéia não é  elaborar um menú todo sofisticado com comidas gourmet, mas a comida, o café da manhã ou o lanchinho da tarde podem ser preparados com a ajuda dos nossos pequenos “Masters chefs”. Podemos fazer salada, bolos, biscoitos. Fiquem ligados que nossa super nutricionista vai dar altas dicas de receitas simples.

 

Sempre é bom lembrar que as atividades podem ser feitas pela mamãe, papai, avós, titios, primos, ou todos juntos. Não tenham vergonha em envolver toda a família na brincadeira. Lembre-se que o tempo passa rapidinho, e quando nos damos conta nossos filhos já estão prontos para serem do mundo. O que estamos esperando para brincar. Animem-se!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *