-Brinquedos e brincadeiras para crianças de 2 anos

Que maravilha, agora podemos chamar seu bebê de criança. Afinal ele já está com 2 anos !!!  É uma idade em que está a todo vapor, com uma vontade enorme de correr, pular, jogar, além de uma constante busca da autonomia. Então nossas brincadeiras devem ter bastante movimento, equilíbrio, coordenação global . Lembrando que nesta fase é super importante o contato com outras crianças.

-Pintar com os dedos
Esta é uma experiência super divertida para a grande maioria das crianças. Elas gostam de experimentar com as mãos e tocar tudo que encontra, principalmente quando é colorido. Existem pinturas específicas para pintar com as mãos e que sai com a água. Uma dica para quem vive em apartamento: para nao sair pintando toda a casa, utilize um lençol velho (faça deste lençol um aliado)  e forre o lugar onde brincarão com as tintas. Lembre-se de deixar por perto um rolo de papel toalha (ou um pano, toalha, etc). Coloque em uma caixa aquilo que vocês pintarão: papel, brinquedos já estão esquecidos, latas, e mãos a obra!!!

-Giz de cera caseiro
Já que estamos falando de desenhar, você já pensou em fazer seu proprio giz de cera? É uma excelente idéia para fazer com os pequenos. Para isso necessitamos:

-180 ml de água morna
-125ml de gesso 
-2 colheres de tinta para criança (guache ou acrílica). Pode substituir a tinta por corante alimenticio (cores variadas).
-rolos de papel higiênico ou de cozinha (tampe um dos lados com durex).
Em uma tigela misture a água morna com a tinta . Acrescente o gesso e mexa bem. Coloque a mescla dentro dos rolos de papel (para cada cor fazer o mesmo processo). Espere uma hora antes de desmoldar. Se você tiver molde de silicone, melhor ainda, o giz vai sair com muito mais facilidade.   Pronto, já temos o giz caseiro para colorir!!!

 

 

-Em busca do tesouro perdido
Encha uma bacia/balde com grãos (pode ser arroz, feijão, milho, canjica). Esconda o “tesouro” (pode ser uma bolinha, concha, colher, enfim qualquer objeto de seu interesse). Coloque um pote ao lado da bacia/balde para colocar os objetos encontrados. A idéia é que além de encontrar os tesouros na bacia, a criança toque os grãos, promovendo sensações distintas. Ao encontrar o tesouro incentiva-lhe que nombre o objeto, para que serve, sua cor.

-Bola sensorial
Encha algumas bolas de bexiga ( de preferencia com 3 cores variadas). Para encher-la você pode utilizar : grãos (arroz, feijão, milho, canjica), farinha/talco, gel, o que tenha em casa. Coloque-os em uma bacia. Permita que ele toque e  explore as bolas.  Depois ajude a separar as bexigas segundo as suas cores. Se querem podem decorar fazendo carinhas de distintas emoções: sorrindo, chorando, serio, bravo…

-Música e instrumentos musicais
Se você ainda não fez, te proponho que façamos uma “Caixa musical”. Nesta caixa coloque todos os instrumentos que tenha em casa. Cante melodias conhecidas e incentive que ele acompanhe a música tocando algum instrumento ou fazendo movimentos corporais (cante as músicas que vocês conheçam, com animação é claro!).

-Brincar com outras crianças
Vamos de passeio ao parque? Ou chame os amiguinhos do seu filho para brincar em casa. Incentive a estar com outras crianças. Este contato lhe permitirá a respeitar os brinquedos alheio e a compartilhar os seus. Se no seu dia a dia seu filho não tem muito contato com crianças, você vai precisar ajudar-lo nesta socialização, pois pode ser que a a princípio, ele nao queira dividir seus brinquedos com ninguém.  Mas Com o tempo, vão aprendendo a compartilhar e a esperar a vez.

                           

Aqui estão algumas dicas. O mais importante é que vocês possam  disfrutar juntos deste momento tão lindo e tão intenso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *