Preparando o ambiente para brincar

Nossa casa pode ser um mundo a ser explorado pelos bebês, principalmente quando eles começam a ganhar uma “certa independência” ( ao começar a arrastar e engatinhar), querem descobrir tudo o que está a sua volta.  Sabe como? Indo em direção ao objeto desejado, tocando com suas mãozinhas,  explorando o que lhe chama a atenção, levando a boca. Para isso, nós adultos devemos estar atentos aos riscos e atuantes para prevenir possíveis acidentes que podem ocorrer.

Tudo chama sua atenção: a tomada, os fios de eletricidade, os multicoloridos produtos de limpeza, a escada, o fogão com seu toque chamativo, os vasos com flores de vidro, as gavetas e as portas dos armários, o vaso sanitário… Enfim, tudo aquilo que está ao alcance dele passa a ser uma nova descoberta. E é justamente nessa hora que muitas vezes está o perigo.

É possível solucionar tudo isso deixando seu bebê em um chiqueirinho. Mas será que é a melhor solução? Será que desta forma não estamos limitando seu desenvolvimento privando-o de suas novas descobertas?  Existe uma outra opção que com certeza dá mais trabalho mas também permite que o desenvolvimento ocorra de maneira mais saudável.

Então mãos a obra! A preparar o ambiente:

-Para preparar o ambiente, primeiro os pais também devem preparar-se. Muito complexo? Nem um pouco. Primeiro necessitam conscientizarem de que sua casa já não é mais somente um lar de adulto, e que agora existe outro morador que necessita explorar e locomover-se em um lugar seguro e protegido.

-Necessitamos ordenar a casa para prevenir futuros acidentes. A falta de vigilância e organização pode ser um fator de perigo. Por isso é necessário algumas adaptações, tais como: colocar as decorações de vidro em uma altura em que eles não consigam tocar (pensem que é temporário, logo sua linda peça de decoração poderá voltar para seu lugar), proteger os cantos e quinas dos móveis, tampar as tomadas elétricas, proteger as portas dos armários que contém produtos de limpeza,  manter a porta do banheiro fechado, nunca deixe panelas ou pratos quentes na beira da mesa/pia/fogão, coloque proteção nos acessos às escadas, mantenha fora do alcance os objetos cortantes e pontiagudos. Use tapetes antideslizantes. E outro item muito importante, jamais subestime a habilidade e a força do seu bebê, se ele está determinado vai tentar até conseguir abrir, tocar o objeto desejado.

-Permita que seus brinquedos estejam acessíveis, ordenados a sua altura.  A idéia é  proporcionar um ambiente onde o bebê possa ter acesso aos seus brinquedos quando deseja, escolhendo com o que quer brincar.   De que vale ter muitos lindos brinquedos se eles estão em uma caixa em cima do guarda roupa?

-Organize para que em cada cômodo da casa tenha um espaço com os pertences de seu filho. Pode ser uma caixa, uma bandeja com os brinquedos,  uma gaveta que ele sempre explora, ou parte do armário. Dessa forma ele vai poder te acompanhar enquanto você faz as atividades domésticas.

Por exemplo, enquanto você estiver na cozinha ou no quarto arrumando o guarda roupa ele vai estar pertinho brincando com seus brinquedos ou até mesmo te “ajudando” a dobrar suas roupas.

O ambiente influencia muito no desenvolvimento dos nossos filhos.  Podemos oferecer um lar onde eles podem livremente escolher, explorar e brincar segundo seus desejos e vontades. Se conseguimos, em algum breve momento do dia, poder brincar com nossos filhos neste ambiente preparado e longe das tecnologias que nos instigam em desviar o foco principal (que nesse momento é brincar) certamente estamos fazendo a diferença na vida dos nossos pequenos seres amados.

 

OBS: Quem conhece e é adepto ao método Montessoriano já tem incorporado a importância do ambiente preparado para que o entorno seja explorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *